Lucas Dias
23/04/2018
Região 

Lupércio não faz mais parte de 47ª Zona eleitoral da Comarca de Garça

Como já foi divulgado, no início do ano o Tribunal Superior Eleitoral realizou um rezoneamento e, por meio dele, algumas zonas eleitorais foram extintas. Houve também redistribuição do eleitorado e remanejamento de municípios.

Como já foi divulgado, no início do ano o Tribunal Superior Eleitoral realizou um rezoneamento e, por meio dele, algumas zonas eleitorais foram extintas. Houve também redistribuição do eleitorado e remanejamento de municípios. As mudanças afetaram vários cidades, inclusive a 47ª Zona eleitoral da Comarca de Garça, da qual o município de Lupércio fazia parte, juntamente com Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Gália, Fernão e o próprio município de Garça. Com a mudança o município de Lupércio passou a pertencer a 180.ª Zona Eleitoral em Marília.

Com isso os 3.580 eleitores de Lupércio (dados do TSE até março último) passam para o cartório de Marília.

Apesar da mudança, o cartório eleitoral de Garça ainda está atendendo àqueles que vem ao município realizar algum procedimento e não têm conhecimento da mudança.

Nos municípios onde havia uma única zona eleitoral e ela foi extinta, em seu lugar será criado um posto de atendimento eleitoral. Nele, serão feitas normalmente as operações de alistamento, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais do eleitor.  

Os eleitores das zonas que forem atingidas pelo rezoneamento não devem se preocupar: no dia das eleições, se dirigirão ao mesmo local de votação. O que vai mudar é o número da zona e da seção eleitoral. Ao eleitor, como de hábito, bastará apresentar documento oficial com foto para votar regularmente.

O rezoneamento surge como uma resposta a restrições orçamentárias, ou seja, a falta de recursos públicos leva à extinção de algumas zonas eleitorais. Outro motivo para o rezoneamento é que, para existirem, as zonas eleitorais devem atender a critérios legais, como número de eleitores, tamanho do município, entre outros fatores.

O rezoneamento, enfim, tem por finalidade aliar economia de custos com eficiência na prestação de serviços aos cidadãos, para que a Justiça Eleitoral continue contando com seu respeito e confiança. 

Vale salientar que após o dia 09 de maio, encerra o prazo de transferências de sessões, alistamento eleitoral entre outros serviços do cartório, os eleitores de Lupércio e Santa Terezinha deverão procurar o Cartório eleitoral de Marília. Para mais informações o Cartório de Garça está localizado à Rua Plínio de Godoy 236 em vila Willians, e o telefone é o 3471-3122.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.