Lucas Dias
19/04/2018
Garça 

Dia do Choro terá comemorações na Câmara Municipal

Na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Choro, e em Garça a comemoração da data neste ano traz uma novidade.

Na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Choro, e em Garça a comemoração da data neste ano traz uma novidade. O Grupo de Choro da Escola Municipal de Cultura Artística (EMCA) fará sua primeira apresentação nas galerias da Câmara Municipal de Garça, a partir da 19h00, nesta segunda-feira, dia 23 de abril.

Conforme explicado, antes do início da 12.ª Sessão Ordinária do ano (19h30) o grupo proporcionará aos presentes uma pequena amostra do vasto repertório que compõe esse belo e brasileiríssimo gênero musical.

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.

Mas foi em 23 de abril, do ano de 1897, que nasceu um dos maiores gênios da música brasileira, Alfredo da Rocha Viana, mais conhecido como Pixinguinha. 

Compositor, instrumentista e maestro, Pixinguinha, autor de clássicos como Carinhoso, Lamentos e Um a Zero, foi um dos responsáveis pela consolidação do choro como gênero musical, genuinamente brasileiro.

Em homenagem a ele, foi instituído, por meio da Lei nº 10.000, de 04 de setembro de 2000, o Dia Nacional do Choro.

A Câmara Municipal de Garça não poderia deixar passar a chance de celebrar a data e fazer, mesmo que por meia hora, que o espaço da Casa de Leis (Casa do Povo) se torne um espaço musical.

Aqueles que, normalmente vão até o local para acompanhar as sessões camarárias serão presenteados com o ritmo que pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira.

O Grupo de Choro da Emca dispensa comentários e certamente vão conquistar os presentes, dando, mais uma vez, vida, entre tantas canções, a maestria de Pixinguinha.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.