Lucas Dias
20/04/2018
Garça ACIG 

Comércio garcense fica fechado neste sábado, feriado de Tiradentes. Supermercados abrirão até às 18 horas

Os comerciantes de Garça não vão abrir as lojas amanhã, dia 21de abril, Dia de Tiradentes, feriado nacional. É o que ficou definido entre a Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) e Sindicato dos Empregados no Comércio, durante negociação no ano passado, quando se discutiu a abertura do comércio na cidade.

Os comerciantes de Garça não vão abrir as lojas amanhã, dia 21de abril, Dia de Tiradentes, feriado nacional. É o que ficou definido entre a Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) e Sindicato dos Empregados no Comércio, durante negociação no ano passado, quando se discutiu a abertura do comércio na cidade. A questão já foi debatida por muitos lojistas, e embora alguns aleguem prejuízos com o fechamento, todos concordam que o terceiro sábado já não registra grande movimento, diferente dos dois primeiros sábados do mês, e normalmente já teria um horário de funcionamento reduzido.

O setor supermercadista tem um acordo diferenciado e ficará com as portas abertas até às 18 horas.

Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional.

A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Os fatos levaram a um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.

O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.