Fábio Dias
23/03/2016
Garça 

Número de mortes no trânsito cai 8% em todo Estado

Redução é resultado de um conjunto de ações, como campanhas

Redução é resultado de um conjunto de ações, como campanhas educativas permanentes e intensificação da fiscalização da Lei Seca

 

O Índice do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), em um comparativo entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2015 mostra que o número de mortes no trânsito teve queda de 8% em todo o Estado. Além disso, no mesmo período, houve redução de 22% no número de acidentes.Esses e outros indicadores constam do Infosiga-SP, do mês fevereiro, divulgado nesta segunda-feira (21).

Lançado no ultimo dia 23 de fevereiro, o Infosiga-SP é um relatório que traz informações mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o Estado.

O documento apresenta faixa etária, gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. A propósito, do total de óbitos por acidentes de trânsito ocorridos em fevereiro de 2016, 61% foram provocados por colisões e atropelamentos; 78% envolveram pessoas do sexo masculino, e 27% eram jovens de 18 a 29 anos. Conforme ainda dados do Infosiga-SP, a maior parte das vítimas estava em motocicletas (29%) ou era pedestre (26%).

Com o principal objetivo de reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito até 2020, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção sobre a questão da violência no trânsito.

Os 15 municípios selecionados são Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba.

No total, serão destinados cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos nesses municípios em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Com esse aporte, os convênios terão o prazo de um ano para executar todo o planejamento. A proposta é que os projetos bem-sucedidos possam servir de modelo para outras cidades e assim sucessivamente.


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