Fábio Dias
22/03/2016
Garça 

No Dia contra a Discriminação Racial, conheça a lei estadual e saiba como denunciar

SP contra o Racismo tem por objetivo conscientizar a população de que qualquer forma de discriminação é crime

 SP contra o Racismo tem por objetivo conscientizar a população de que qualquer forma de discriminação é crime

 

O combate à discriminação racial é reforçado pelo programa São Paulo Contra o Racismo, que contempla ações contínuas para conscientizar a população de que qualquer forma de discriminação é crime. O estado de São Paulo tem a Lei 14.187/10 que pune administrativamente a discriminação por raça ou cor.

O cidadão vítima de discriminação étnico-racial poderá fazer a denúncia por meio do site da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Dentro do programa, diversas ações são realizadas para mostrar a importância do combate ao racismo. Entre os destaques está a parceria entre a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que levantou a hashtag #SãoPauloContraoRacismo na final do Campeonato Paulista de 2015, entre Santos e Palmeiras.

 

Políticas públicas
A Coordenação de Política para População negra e Indígena, ligada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, foi criada em 2009 por meio do decreto 54.429/2009. 

O órgão atua para o pleno desenvolvimento de ações de prevenção, proteção, promoção aos agrupamentos humanos - negro e indígena. Tem como compromisso a formulação de políticas públicas de combate e punição a qualquer tipo de discriminação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.