Username: Letterio doesn't exist or feufield is not set
14/12/2015
Garça 

História da Evolução da APEG segundo o livro de Atas:

09) Iniciativas da 2ª gestão de Luiz Idalgo Ações próprias vêm caracterizando os dois mandatos do Presidente Luiz Idalgo à frente da Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG): 1) Abertura das reuniões e dos Encontros Poéticos com a Hino da APEG, letra e música de sua autoria, cujo refrão em duas vozes encanta a todos ao ser cantado; 2) Introdução e continuidade do Desafio Poético, iniciativa dele pela qual ao longo do ano, a cada mês, se escolhe e se desenvolve um tema pelos membros do grupo para ser cantado em verso ou prosa, e ser editado em livro. O primeiro livro da série "Desafio Poético" já foi distribuído em janeiro de 2015, como síntese literária coletiva do primeiro mandato (2013/2014) do Presidente Luiz Idalgo na direção da APEG. A obra contém 73 páginas com 56 textos curtos de onze membros cujas pequenas biografias lá estão, tendo sido tratados 31 temas selecionados pelo grupo. A maior surpresa da primeira reunião em janeiro de 2015 foi receber gratuitamente cada um de nós um exemplar do primeiro livro da série "Desafio Poético", oferecido pelo Presidente. Sobre ambas as ações reza a ata da 122ª reunião. Sobre o hino da APEG, a exemplo do que se diz em todas as atas de reuniões a partir de abril de 2013: "Cantado o Hino da APEG..." Sobre o livro "Desafio Poético", ainda na mesma reunião: "4) Entrega do livrinho Desafio Poético, organizado e publicado a expensas próprias pelo Presidente Luiz Idalgo, que doou um exemplar para todos os presentes..." Essa iniciativa continua, ainda em 22.11.2015, 132ª reunião, quando se diz que "foi feita a escolha dos temas do Desafio Poético."

09) Iniciativas da 2ª gestão de Luiz Idalgo

Ações próprias vêm caracterizando os dois mandatos do Presidente Luiz Idalgo à frente da Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG): 1) Abertura das reuniões e dos Encontros Poéticos com a Hino da APEG, letra e música de sua autoria, cujo refrão em duas vozes encanta a todos ao ser cantado; 2) Introdução e continuidade do Desafio Poético, iniciativa dele pela qual ao longo do ano, a cada mês, se escolhe e se desenvolve um tema pelos membros do grupo para ser cantado em verso ou prosa, e ser editado em livro.

            O primeiro livro da série “Desafio Poético” já foi distribuído em janeiro de 2015, como síntese literária coletiva do primeiro mandato (2013/2014) do Presidente Luiz Idalgo na direção da APEG. A obra contém 73 páginas com 56 textos curtos de onze membros cujas pequenas biografias lá estão, tendo sido tratados 31 temas selecionados pelo grupo. A maior surpresa da primeira reunião em janeiro de 2015 foi receber gratuitamente cada um de nós um exemplar do primeiro livro da série “Desafio Poético”, oferecido pelo Presidente.

            Sobre ambas as ações reza a ata da 122ª reunião. Sobre o hino da APEG, a exemplo do que se diz em todas as atas de reuniões a partir de abril de 2013: “Cantado o Hino da APEG...” Sobre o livro “Desafio Poético”, ainda na mesma reunião: “4) Entrega do livrinho Desafio Poético, organizado e publicado a expensas próprias pelo Presidente Luiz Idalgo, que doou um exemplar para todos os presentes...” Essa iniciativa continua, ainda em 22.11.2015, 132ª reunião, quando se diz que “foi feita a escolha dos temas do Desafio Poético.”

            Durante o segundo mandato de Luiz Idalgo todas as reuniões giram em torno e em preparação dos grandes eventos comunitários propostos no Plano de Ação da APEG no início do ano, como se verifica ainda na 122ª ata de janeiro de 2015: 1) da Pauta: “Perspectivas de 2015”. Principalmente a Exposição “Todos Cantam Sua Terra” (maio); reuniões mensais; Encontro Poético anual;  Concurso APEG de Literatura (CAL); Mapa Cultural Paulista. Nesse meio tempo acontecem outros eventos da comunidade de que a APEG também participa.

            Como foi o Mês da Consciência Negra, em cinco dias de novembro, cabendo à APEG no dia 19 organizar as apresentações. Na ata da 132ª reunião, ocorrida em 22.11.2015, fala-se dessa participação que contou com a presença dos seguintes membros na homenagem ao Mestre Luiz Cabral: Luiz Idalgo, que declamou poema e cantou a Flor da Felicidade, musicada por ele; Faustino Ranieiri recitando poema para Cabral, Letterio Santoro a declamar o poema Zumbi dos Palmares, e a cantora Eliane Mina.

            No citado evento sobre a Consciência Negra, no Salão Nobre do IESG, tratou-se da relação entre o homenageado Luiz Cabral e a APEG ao longo dos dez anos de Associação, e até mesmo antes com o Movimento dos Poetas Garcenses. Durante o mês de novembro realizou-se no Coleginho (CSA) um concurso entre alunos do ensino fundamental para a escolha do melhor texto sobre a Consciência Negra. E foi justamente no dia 19 a premiação, com uma bicicleta nova, do texto selecionado pela escola para a jovem Giovana.

            Foi ainda durante o primeiro ano do segundo mandato (2015) do Presidente Luiz Idalgo que ocorreram algumas coincidências no Encontro Poético de outubro: a homenagem a três membros da APEG cujos cinquenta anos de atividade literária foram devidamente comemorados – Vera Sganzela, Faustino Ranieri e o próprio Luiz Idalgo, além da homenagem a outros dois (Maurício Teck e Letterio Santoro) pelo conjunto da obra. Todos tiveram oportunidade de falar à plateia algumas palavras sobre a homenagem recebida.

            Na avaliação do Encontro Poético, feita na 132ª reunião de novembro de 2015, ficou decidido que no cronograma do próximo CAL as inscrições nas escolas sejam feitas no início do mês de agosto; e a explanação sobre o tema do ano e a própria redação sejam realizadas no mesmo dia no final do mesmo mês, em razão das costumeiras coincidências existentes nas escolas na primeira quinzena de setembro (como vinha sendo até agora) com avaliações externas e olimpíadas, o que contribuía para a redução dos inscritos na segunda fase.

            Em decorrência dessa decisão estabeleceu-se que o CAL de 2016 seja realizado com as mesmas escolas estaduais, municipais e particular de 2015 (nove ao todo) no intuito de se verificar se, reduzindo o prazo entre as inscrições e a realização da redação no mesmo mês de agosto, não se reduza tão drasticamente o número de participantes (75%). Afinal, a APEG pretende aperfeiçoar a cada ano o seu projeto CAL no sentido de atrair alunos que gostem de ler e escrever sempre em maior quantidade.

            Ainda por sugestão do próprio Presidente Luiz Idalgo, na 132ª reunião, seria interessante aprofundar assuntos relevantes, como o Encontro Poético, o CAL, a Exposição anual, através de uma comissão de interessados da APEG (os quatro Presidentes e outros) que levaria o assunto “mastigado” para a reunião mensal. O sentido disso é simplesmente evitar que assuntos relevantes tomem muito tempo da pauta da reunião em detrimento de outros sempre interessantes, como a declamação no Sarau ou Informes indispensáveis.

            Percebo, na aurora do último ano do segundo mandato do Presidente Luiz Idalgo, ser o aperfeiçoamento dos grandes projetos da APEG o grande intuito da atual Diretoria. Há que aperfeiçoar as reuniões mensais, a fim de que se tornem atraentes e produtivas. Dos textos próprios declamados nas reuniões levantou-se já a hipótese de serem também publicados em livros, iniciando-se assim uma nova série sob o selo Biblioteca APEG. Há que aperfeiçoar e muito ainda a Exposição anual de textos para que se torne visitada pela comunidade.

            Para o Encontro Poético anual, maior demonstração comunitária da APEG, pelo acúmulo de atividades num único evento, pensa-se talvez em separar dele o projeto CAL que, à medida que envolve mais escolas e pessoas a cada ano, mereceria por si só tornar-se um evento exclusivo. Tudo isso será considerado pelo Presidente Luiz Idalgo e sua Diretoria no último ano de seu mandato (2016), e certamente continuado por outros que o seguirão no futuro. Nas boas mãos de Luiz Idalgo a APEG avançará para novos rumos nas Letras.

 

LETTERIO SANTORO – 06.12.2015

Membro da APEG; autor, entre outros, do romance “Antes da posse...Depois da eleição...”, à disposição nas Bibliotecas Municipal e do Centro de Referência da Educação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.