Fábio Dias
29/05/2014
Garça 

Luta contra a dengue: população é principal aliada para evitar proliferação da doença

A Vigilância Sanitária de Garça confirmou que 24 casos de dengue foram registrados em Garça

  A Vigilância Sanitária de Garça confirmou que 24 casos de dengue foram registrados em Garça neste ano de 2014. Em todas as áreas em que são verificadas ocorrências estão sendo executados procedimentos de bloqueio e nebulizações, visando eliminar larvas e mosquitos. Entretanto, mais uma vez, o setor de saúde pede a colaboração da comunidade para que evite deixar água parada ou qualquer recipiente que possa acumular água, já que é nesse ambiente que o mosquito Aedes Aegypit tem o local ideal para sua reprodução.

A área que vem tendo o maior número de casos de dengue neste ano na cidade é o Jardim Paineiras, que já contabilizou 14 ocorrências positivas. Na seqüência, aparece o Labienópolis, com quatro casos. No Centro, Paulista, Guanabara, Jardim Brasil, Sol Nascente e São Lucas houve a confirmação de um caso em cada bairro.

Diante do número de registros observados no Paineiras, nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de maio, a Prefeitura Municipal de Garça, através da Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Públicos e outros setores, irá realizar um mutirão de limpeza naquela região da cidade. A população vem sendo avisada para efetuar a limpeza de quintais e terrenos, descartando itens inservíveis, móveis velhos e artigos que possam acumular água. Os materiais a serem descartados devem ser colocados na calçada, sendo que os caminhões da Prefeitura irão fazer a coleta desse material. Esse "arrastão" de limpeza vai se concentrar nos bairros Paineiras, Luis Eduardo Magalhães, Eucaliptos, São Benedito e adjacências.

"Nós não conseguiremos controlar a doença sem o apoio da população." O desabafo é da diretora da Vigilância Sanitária do município, Edna Semensato. Ela ressaltou que um trabalho intensivo tem sido realizado, tão logo um caso é positivado para dengue. No entanto, se os quintais continuarem a contar com recipientes que possam acumular água, se a limpeza não for feita de forma adequada, o mosquito transmissor encontra um ambiente propício para se reproduzir. Diante disso, a conscientização de toda a comunidade é fundamental para vencer a guerra contra a doença.

Edna Semensato lembrou que existem pontos da cidade que já estão passando pela terceira nebulização. Esse procedimento consegue, em alguns casos, eliminar o mosquito e larvas, no entanto, também traz conseqüências. "Sabemos que a nebulização afeta o meio ambiente e, com esse procedimento, temos a ampliação da população de escorpiões. É algo que já está até levantado na cartilha de estudos sobre dengue. Isso só demonstra que o ideal seria o comprometimento da população. Se tivermos quintais e terrenos limpos e a eliminação de criadouros vamos conseguir diminuir o risco de novos casos", explicou.

 

Cuidados básicos — A recomendação principal da Vigilância Sanitária é evitar a água parada. É nela que o mosquito se reproduz. Quintais e terrenos devem ser limpos de forma constante, evitando a presença de materiais que possam servir para acumular água. Também é importante que a população faça a limpeza periódica de calhas, ralos e até mesmo verifique os modelos de geladeira que contam com recipientes externos de água, fazendo uma manutenção constante para que esses locais permaneçam secos.

Os materiais inservíveis que muitas vezes ficam jogados nos quintais devem também ser eliminados. Quem tiver móveis velhos, sofás sem uso, entre outros artigos jogados no quintal pode entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 3471 0044, e agendar a retirada desse material.

As caixas d'água devem estar bem fechadas e preferencialmente vedadas e não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

A água ofertada aos animais domésticos deve ser trocada mais de uma vez por dia. Em casos de vasos sanitários com pouco uso, a recomendação é jogar uma boa quantidade de sabão em pó em seu interior e deixá-los fechados.

Diante dos casos já registrados na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária ampliaram os serviços de conscientização da população, com as atividades sendo executadas periodicamente. Os agentes de saúde da família visitam as residências e informam os moradores sobre as formas de prevenir o avanço do mosquito causador da doença. Já os agentes de endemias realizam visitas e buscam identificar a existência de locais que podem se tornar criadouros do Aedes Aegypit.

A dengue se caracteriza por febre súbita e alta (acima dos 40º), fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite e paladar, dor nos ossos e nas articulações, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos e cansaço. Aos primeiros sintomas, a recomendação é procurar imediatamente o atendimento médico e não efetuar a automedicação, principalmente com remédios a base de ácido acetil-salicílico. O paciente deve repousar e consumir muita água.

"Todos nós devemos ser fiscais de sua residência ou ambiente de trabalho para evitar que a água fique parada e possa ser um ambiente propício para o mosquito se reproduzir", complementou Edna Semensato.

 

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.