Chefe pela primeira vez: veja lições que você precisa aprender para ser um bom líder
Liderança não depende apenas de talento; é uma característica que pode ser desenvolvida
Liderança não depende apenas de talento; é uma característica que pode ser desenvolvida
Se você acredita que ser líder é algo nato, saiba que a liderança está muito mais associada à aprendizagem do que ao talento pessoal. Portanto, ampliar seus conhecimentos e experiências é essencial, se você deseja ocupar um cargo de comando. "Há pessoas que têm carisma e atraem outras com facilidade para junto de si", afirma a publicitária Erika Knoblauch. "Ainda assim, há muito a aprender para ajudar seus integrantes a crescer e trazer resultados efetivos para o grupo", diz. Membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas, Erika defende que a liderança é uma característica que se desenvolve.
Exercitar o bom humor e desenvolver o relacionamento interpessoal são algumas das sugestões de especialistas em gestão. "Cumprimente as pessoas, interesse-se pelo que são, fazem e querem”, exemplifica Erika. O diretor-executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching Mike Martins, sugere exercitar a liderança. "Se você ainda não está no mercado de trabalho, procure atividades voluntárias e grupos de estudo para praticar."
O médico Jô Furlan, pesquisador na área de Neurociência do Comportamento e autor do Programa Internacional de Desenvolvimento de Liderança Comportamental, lembra que muitos líderes buscam apenas o status e o salário da função. "Eles se esquecem da dedicação e da responsabilidade que a função exige". Para Furlan, um bom líder deve ser um modelo para sua equipe, assim como ele deve ter alguém em quem se espelhar.
Conheça as características básicas de um líder eficiente
Aparência: forma como você se veste não pode, em hipótese alguma, ser motivo de piada. Isso comprometeria sua liderança. “Mulheres não podem usar blusas de barriga de fora ou roupas justas", diz Erika Knoblauch, membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas. "Cores extravagantes ou de muito brilho em ambiente corporativo também costumam não combinar". Para os homens, é preciso cautela com roupas muito informais. "Na dúvida, opte pelo formal, pois dá menos margem ao erro".a fora como você se veste não pode, em hipótese alguma, ser motivo de piada. Isso comprometeria sua liderança. “Mulheres não podem usar blusas de barriga de fora ou roupas justas", diz Erika Knoblauch, membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas. "Cores extravagantes ou de muito brilho em ambiente corporativo também costumam não combinar". Para os homens, é preciso cautela com roupas muito informais. "Na dúvida, opte pelo formal, pois dá menos margem ao erro"
- . A forma como você se veste não pode, em hipótese alguma, ser motivo de piada. Isso comprometeria sua liderança. “Mulheres não podem usar blusas de barriga de fora ou roupas justas", diz Erika Knoblauch, membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas. "Cores extravagantes ou de muito brilho em ambiente corporativo também costumam não combinar". Para os homens, é preciso cautela com roupas muito informais. "Na dúvida, opte pelo formal, pois dá menos margem ao erro".
Não centralize: é fundamental conhecer sua equipe para definir as funções de cada um. E para que o líder conquiste e mantenha o respeito, essa distribuição de tarefas deve ser feita de acordo com o estágio de maturidade de seu liderado. Não basta simplesmente largar uma determinada tarefa nas mãos de um colaborador. "Ficar atento ao momento de oferecer novos desafios é uma das principais qualidades de um bom líder", diz Erika.
Amizades: o comportamento com amigos que convivem em um ambiente de trabalho é delicado e requer posicionamento claro entre as partes. “O amigo liderado não pode dirigir-se ao líder de maneira informal", diz Mike Martins, diretor Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching. "É preciso muita atenção para não confundir a relação pessoal com a profissional”, explica Martins.
Happy hour : Receber convites para “happy hours” ou festas é uma forma de estreitar relacionamentos. Aceitar é facultativo, dar uma resposta é mandatório. “Se aceitar, sua postura e fala serão observadas. Por isso, buscar pela moderação é sempre um bom caminho", diz Erika Knoblauch. "Atenção às bebidas alcoólicas, aos trajes e conteúdos das conversas”. Para Mike Martins, o convite só é irrecusável se for da diretoria. “Pode ser uma boa oportunidade para realizar seu marketing pessoal. Caso contrário, negue, com um bom argumento”
Redes sociais: Evite assuntos polêmicos, opiniões radicais e fotos inadequadas nas redes sociais. Nunca faça apologias. “Utilize este espaço para promover seus talentos", diz Mike Martins. Lembre-se: você poderá ser visto e lido pelos seus colaboradores, pares e seus líderes.
DO BOL
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.