Fábio Dias
19/12/2013
Garça 

Ceia de Natal light: trocas no cardápio que evitam quilos extras

Substituir ingredientes ajuda a reduzir as calorias ingeridas

Substituir ingredientes ajuda a reduzir as calorias ingeridas
A ceia de Natal é repleta de pratos deliciosos que a maioria das famílias só prepara nesta época do ano. Para não passar vontade a aproveitar cada uma das comidinhas natalinas, basta fazer algumas trocas que reduzem bastante as calorias ingeridas.

Nutricionista da clínica DNA Nutri, Elaine de Pádua listou quais alimentos devem ser evitados e quais podem substituí-los de uma forma mais saudável e menos calórica.

Petiscos

Crédito: Thinkstock

Toque os petiscos de queijo amarelo por torradinhas integrais com mozarela de búfala. Crédito: Thinkstock

Queijos amarelos, como parmesão e provolone, e embutidos, como presunto Parma e salame, devem ficar fora da ceia por possuírem alto teor de gordura e calorias.

Tempere mozarela de búfala com um mix de óleos saudáveis (1 colher sopa de óleo de macadâmia + 1 colher de sopa de óleo de gergelim + 1 colher de sopa de azeite extra virgem). Deixe à disposição com torradinhas integrais.

Salpicão

A maionese deixa o prato bastante calórico, então experimente fazer um salpicão moderno utilizando queijo cottage. Uma salada verde bem variada também é uma ótima opção. Coloque maçã picadinha, damasco e uva passa.

Farofa

Esqueça a farofa com bacon, ovos e presunto, rica em gordura saturada. Aposte em uma farofa à base de quinoa, gergelim e castanhas.

Arroz

O arroz branco é pobre em fibras e vitaminas, enquanto o arroz sete grãos contém fibras e vitaminas do complexo B. Incremente com castanha-do-pará.

Crédito: Thinkstock

Não se esqueça de tirar a pele das aves. Ela é rica em calorias e gorduras. Crédito: Thinkstock

Pernil x peru

Substitua o pernil e o tender por carnes mais leves, como o peru. Ele tem poucas calorias (100 g = 107 Kcal) e é pobre em gorduras.

Sobremesa

Mousse de chocolate, tortas, pavês e manjar são ricos em gorduras e comprometem a digestão, podendo causar um desconforto abdominal. Opte pelas frutas da estação que são ricas em fibras e antioxidantes. Uma mousse de chocolate light também é uma boa opção. 

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas são ricas em calorias e podem comprometer bastante a conta final. Que tal preparar um drink sem álcool?

Ingredientes

Crédito: Thinkstock

Preparar um drink refrescante é a melhor forma de evitar o consumo de alcoól. Crédito: Thinkstock

  • 500 ml de água de coco
  • 2 pêssegos em calda
  • 1 copo do suco de pêssego
  • 6 cerejas sem caroço
  • 3 morangos

Modo de preparo

Congele o morango e gele a água de coco por 6 horas. Bata a água de coco com o pêssego e a cereja sem caroço. Adicione o suco de pêssego. Coloque o morango no fundo da taça, despeje a mistura e decore com uma fatia de laranja. Rende dois drinks de 128 Kcal cada.

 

Bolsademulher.com


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.