01/12/2017

Prefeitura de Garça inicia as obras de melhoria nas escolas da Rede Municipal de Ensino

A primeira unidade escolar que está passando por ampla reforma é o Núcleo de Educação Infantil Prefeito Júlio “Julinho” Marcondes de Moura, no bairro Labienópolis, interditado pela Prefeitura, no dia 1º de junho deste ano, por oferecer risco às 76 crianças atendidas pela creche.

Com pouco mais de cinco anos de construção, parte da estrutura do telhado de um dos blocos, que estava comprometida, acabou desmoronando na área de lazer das crianças. Por muita sorte não havia alunos no local.

O risco estava oculto e a secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Obras interditaram imediatamente a creche após o acidente. As atividades foram transferidas para o prédio antigo da Faef, na mesma região da cidade. “Em parceria com a Secretaria de Obras estamos fazendo uma ampla reforma, que começou por conta do telhado que caiu, porém, no início das obras percebemos que havia muita coisa a ser feita. Então, já que o prédio estava desocupado devido a interdição, resolvemos fazer uma reforma geral”,  ressaltou Rozely Padilha, secretária municipal de Educação.

A reforma é realizada por funcionários municipais. “Quanto ao telhado, refizemos todo o madeiramento do bloco comprometido. Também reconstruímos a parede que caiu. Agora já estamos na fase da pintura. As paredes das salas de aula estavam com muita infiltração. Isso foi sanado, raspamos onde estava solto, foi dado fundo preparador, massa, enfim, foi a parede foi preparada para receber uma nova pintura para conservação e edificação do prédio. Também recolocamos as pastilhas da parede que estavam soltas e caindo, reaproveitando, com cuidado, o material para manter o padrão do prédio”, explicou Marcos Eduardo Dutra, encarregado do Setor de Pinturas da Secretaria Municipal de Obras.

A Prefeitura também está restaurando as lousas das salas de aula que estavam em péssimas condições.  Segundo a secretária de Educação, as obras devem terminar em janeiro. “Nós precisamos que este núcleo esteja pronto em janeiro e, assim, quando os alunos retornarem para o início do ano letivo em 2018, tudo já estará em ordem”.

Rozely falou ainda a respeito das outras obras previstas nas unidades escolares da Rede Municipal. “Existe um cronograma de reformas por prioridade. Então, nós começamos com a Júlio Julinho, seguiremos para o Núcleo Carina e depois vamos para o Camila, onde, além da reforma, também haverá ampliação. As outras unidades serão reformadas de acordo com as necessidades, porém, queremos que todas sejam reformadas nesses quatro anos”

A secretária falou sobre as várias reclamações recebidas da população, dos pais e dos professores. “Nós fizemos um levantamento no inicio do ano, em fevereiro. Relacionamos todos os problemas e estabelecemos um cronograma, pois é preciso fazer um planejamento das obras. Tem todo um processo,  inclusive com licitação, pois são muitas obras e não é somente a pintura, tem obras mais difíceis e complexas para serem feitas”, finalizou a secretária.


 

Comentários

Enviar Comentário

Lojas Garça Online

Tempo Garca