24/11/2017

Secretaria da Saúde promove nova campanha para exame de Papanicolau em horário especial

Com o objetivo de atender mulheres que trabalham durante todo o dia e não conseguem espaço em sua agenda para ir ao médico, a Secretaria Municipal da Saúde estenderá mais uma vez o horário para o atendimento de pacientes que farão coleta de Papanicolau nas Unidades de Saúde da Família (USF) no mês de dezembro. Cada área terá um dia específico para a realização deste importante exame de prevenção.

De acordo com a secretária da Saúde de Garça, Natali Gaiato Cruz, o objetivo é atender uma parcela da população que está em atraso com o exame e por algum motivo não consegue se programar para a coleta de Papanicolau. Cada USF terá um dia específico para a realização do exame, com as interessadas podendo agendar ou até mesmo chegar no dia e horário, que serão atendidas, assim como já foi feito no mês de junho.

“Realizamos esse trabalho em junho e setembro com resultado bastante positivo. Queremos aumentar ainda mais nossa cobertura de Papanicolau. É um exame preventivo e sabemos de sua importância. Por isso, resolvemos aumentar o acesso destas mulheres, principalmente porque entendemos que muitas trabalham e não conseguem ir até as unidades no horário de funcionamento”, disse Natali Gaiato Cruz.

Os exames começarão no dia 1º de dezembro, pela unidade “Glenda Rodella Dumas”, na Rua Brigadeiro Machado, nº 224, em Vila Williams. No dia 4, será a vez das mulheres que estão na área de abrangência da unidade “Maria Lúcia Ferreira Cavallini”, na Rua Guarantã, nº 105, no Jardim Eucaliptos. Já no dia 7, serão atendidas as mulheres da unidade “Jurandir Ubirajara Guimarães”, na Rua da Estação, nº 1.117, no bairro Labienópolis.

No dia 8 de dezembro, os atendimentos serão feitos nas unidades Helena Garcia Müller, localizada na Rua Gabriela, nº 138; “Doutor Acácio Alves de Souza” (Mariana II), localizada na Rua Alcides Cação, nº 84, no Jardim Mondrian; e “Doutor Ernesto Gaion”, na Rua São Paulo, nº 16, no distrito de Jafa.

As mulheres que são atendidas na área de abrangência da unidade “Doutor Asdrubal Borges de Barros”, na Rua Belém, s/nº, em Vila Williams; USF Região Oeste “Doutor José Barbosa”, na Rua Antônio Leal de Oliveira, nº 125, no Jardim Sol Nascente; e “Doutor José Martinho Palermo”, na Rua Minas Gerais, nº 850, em Vila Rebelo, poderão realizar o exame de Papanicolau no dia 13 de dezembro.

No dia 15 de dezembro, o atendimento será nas unidades “Doutor Acácio Alves de Souza” (Mariana I), na Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, 1733, em Vila Mariana; e “Doutor Décio Nobre Moreira”, na Rua São Francisco de Assis, nº 120, em Vila Araceli. Já no dia 19, serão atendidas as mulheres da unidade “Doutor Adauto Gonçalves Colletes”, na Rua Carlos Ferrari, nº 1.415, em Vila Rebelo.

No dia marcado, as unidades ficarão abertas no período noturno, atendendo das 18h às 21h. Em junho foram atendidas 140 mulheres, enquanto que em setembro foram 216 exames de Papanicolau.


EXAME

O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. Cada vez mais há estudos que comprovam a importância dele. Um destes estudos, divulgado pela revista Science Translational Medicine, aponta que o teste poderá detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças.

O exame é poderoso e ao mesmo tempo simples. Ele consiste na coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”. De acordo com estudos, a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.


Comentários

Enviar Comentário

Lojas Garça Online

Tempo Garca