02/11/2017

Superintendente da Funasa visita Garça e se reúne com prefeitos da região

Garça teve o privilégio de receber esta semana o Superintendente da Funasa,  Ricardo Gomes, que se reuniu com prefeitos e outras autoridades políticas da região, para incentivar a participação dos municípios nos projetos da Fundação Nacional de Saúde. Também esteve presente Maicow Braga, assessor do Deputado Federal Sinval Malheiros, que tem colaborado muito com Garça e região na atuação política junto a Funasa e nas questões que envolvem os resíduos sólidos.

A Funasa é um órgão do Ministério da Saúde, encarregado de promover saneamento básico à população. Participaram da reunião realizada no auditório do SAAE, além o prefeito João Carlos dos Santos, prefeitos das cidades de Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Duartina, Fernão e Júlio Mesquita.

“Garça está de parabéns. É importante para a Funasa chegar até os municípios para esclarecer as dúvidas e dar orientações. Todos os municípios e regiões deveriam fazer como Garça”, elogiou Ricardo Gomes.

João Carlos falou sobre o projeto de criação do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista e recebeu apoio do superintendente. “Tanto para a Funasa, quanto para os municípios os benefícios são grandes. O consórcio é muito importante, porque vai abranger vários municípios ao mesmo tempo. Para nós fica mais fácil a articulação para ajudar os municípios. No mês que vêm estarei indo para Brasília para discutir os recursos para 2018 e vou colocar em pauta a questão dos consórcios, para que tenhamos uma atenção maior para com esse tipo de organização das prefeituras”.

O prefeito de Garça avaliou positivamente a reunião. “Foi um prestígio poder receber o superintendente da Funasa em nossa cidade e o representante do deputado Sinval Malheiros. É importante ampliar a consciência dos prefeitos para que a gente possa, em bloco, ter a solução definitiva do problema da destinação dos resíduos sólidos. É natural que não nos preocupemos somente em fazer aterros sanitários, e sim, trazer tecnologias inovadoras, que possam tratar dessa questão do lixo como um gerador de resultados”.

Ainda segundo João Carlos. “Nesse momento de muita dificuldade, onde todos os recursos estão contingenciados, o ideal é a organização em blocos para que possamos desenvolver projetos técnicos e, consequentemente, obter sucesso na contemplação dos recursos. Todos os municípios da região enfrentam problemas na questão dos resíduos sólidos e, principalmente, na questão do aterro sanitário e do lixo doméstico. Por isso temos que trabalhar juntos”.

SAAE apresenta documentos sobre o andamento das obras com a verba da Funasa

O diretor superintendente do SAAE, Ulysses Bottino, aproveitou a vinda do superintendente da Funasa a Garça, para mostrar imagens e documentos sobre a aplicação dos recursos da Funasa em obras no município. A verba de R$ 10 milhões contempla cerca de 70 km de substituição da rede de abastecimento de água da cidade, a troca de cinco mil hidrômetros, a construção, em Garça, de dois reservatórios de 1milhão de litros, mais um de 500mil, e um de 100mil litros em Jafa.

Com o recurso que já foi liberado, foram realizadas as obras de construção de dois reservatórios, cerca de 35 km de rede já foram substituídas e os hidrômetros estão sendo trocados. Metade da obra foi realizada.

O superintendente da Funasa elogiou a prestação de contas. “Eu quero dar os parabéns, porque nós temos vários consórcios, mas igual à Garça não tem.   Nós vamos usar esse modelo de prestação de contas como exemplo para os outros municípios. O prefeito é excelente, é um parceiro nosso, e nós estamos à disposição”.  

O prefeito João Carlos já articulou politicamente para que a terceira parcela da verba da Funasa seja liberada ainda este ano, para que as obras reiniciem em janeiro.  

O SAAE está se organizando para apresentar outros três projetos à Funasa. “Dois projetos já estão com planilhas e orçamentos prontos, que seria um emissário ligando a antiga estação de tratamento da Morada do Sol até o Tibiriçá. O segundo pleito, que já está na mão da Funasa, com um projeto extremamente detalhado, é a substituição das elevatórias do Portal do Lago e Jardim Paineiras, modernizando para que possam atender o aumento da demanda. Já o terceiro projeto, que está sendo elaborado, é que em Jafa. Nós vamos ter que mudar o local da estação de tratamento de esgotos. É uma obra que está orçada perto dos dois milhões de reais. São números muito grandes e que fogem do orçamento do SAAE”

Com os projetos prontos, o prefeito João Carlos entrará com a representatividade política para o sucesso desses pleitos. “Nós precisamos deixar esses projetos devidamente organizados para que, nos momentos adequados, nas aberturas dos editais, das portarias, que liberam os recursos para esse fim, que muito provavelmente serão feitos agora no início de 2018 pela Funasa, nós tenhamos condições de apresenta-los e, com a aprovação técnica, tenhamos êxito na obtenção dos recursos para esses investimentos”, finalizou o prefeito.


 

Comentários

Enviar Comentário

Lojas Garça Online

Tempo Garca